Pular para o conteúdo principal

Epopéia

I

Eu quero te conhecer
Olhar você no olho
E saber o que te atordoa
Olhar você na boca
e sentir seus vícios
E depois disso
te reconhecer na rua
cantando um verso bobo
que inventamos de noite

Saber seus nãos,
mas principalmente seus sims

II

Quero me enfiar entre os seus
braços
Seguir teus passos
Saber o que dizer
quando seu sorriso mudo
invadir o meu olhar

III

Quero quebrar um verso
que já não sei da Poesia Concreta
Quero poesia pra eu moldar

Esse teu rosto liso
esse teu riso farto,
Seu gosto ontem de tarde no quarto

Esse seu Tudo,
nem ele me sacia
Não canso de ver tua boca mansa,
teu olho puro
feito Criança
Feito no escuro
Quando o tato é
o único meio de encontrar
O chão

IV

Quero te esquecer de leve
durante o almoço em família
Pra te lembrar com força
sozinha no quarto
Antes da nuvem apagar
a última Estrela
Antes da chuva cair
E te querer ali
Sem me molhar
com lágrima de céu

V

Quero estender a mão num impulso
pra descobrir onde desliga a lâmpada
E encontrar você
Iluminando Tudo
que eu nem preciso mais de Lua
Eu nem preciso mais de nada

VI

E não obstante a tua Luz ardente
Eu quero o ar quente
do Respirar noturno
da Boca inconsciente
E a manhã embaçada
e preguiçosa
do dia seguinte
- Se não reconheço tuas virtudes,
saiba que é para manter
secreto o meu Amor

VII

Quero divagar e contar dias

VIII

Uma árvore florida e frondosa
com um Beija-flor ou um Bem-te-vi
(melhor o Bem-te-vi, porque ele canta)
lá em cima
E uma rima inventada
naquele exato momento

À sombra da árvore,
Quatro pés descalços
estendidos na grama
Contraindo à cada
Formiga que passa
para abrir caminho na pele fina

IX

Quero saber a sua receita pra curar tosse
ou sei lá mais o quê
Se você fala “zíper” ou “fecho ecler”
- eu já sei que é fecho ecler

E no dia do seu aniversário
(Ou até mesmo num dia qualquer)
Eu vou dar o melhor presente
que pode variar daquele vestido que você queria
A um Beijo roubado na garagem do seu prédio
Enquanto o porteiro caiu no sono
E vai logo, antes que ele acorde

X

Quero resgatar em fotografias
os Dias que passaram rápido
(talvez depressa demais)
E nos Poemas,
aqueles que se demoraram

XI

Quero encontrar na Dor
o consolo da Empatia
Revirar caixas e gavetas
para achar aquele guardanapo
Com um desenho qualquer teu
- Dedicado a mim

XII

Quero ser teu assim como a Onda é do Mar
que complementa e pacifica
(voltar a Camburi
Pra ver a tal da
“onda que passa e fica”
que o Vinícius tanto diz)
Que queima a areia
e permeia no ouvido

Como aquele zumbido constante
do primeiro “Eu Te Amo” que eu ouvi
e me deixou boba por uns cinco dias
que agora ressurgiu das Cinzas
pra me embasbacar
Como sempre faz

XIII

Eu quero paz

XIV

Eu quero conseguir dormir antes das Três
Sem o Medo de te perder
e com a Fome de te ganhar

XV

Eu quero o que você puder me dar:
D’uma flor caída do muro da praça
a um almoço vegetariano no centro

Desde que seja sincero,
Isso é tudo o que eu quero
(além de criar asas e daquela bicicleta na Avenida Vitória)
Um amor seu, sem rodeios
Um amor que eu conheço das vezes
em que conversamos sobre o que ele é
Um amor direto e confesso

XVI

Pois aqui fico disperso
querendo o que peço e o que não posso
Num último verso

(Eu tenho um troço
Não gosto da palavra “Adeus”
assim como não gosto de final
Afinal

Ainda não te encontrei
No café pra falar do meu dia pacato
Nem mostrei a marca
que o cachorro da vizinha fez na minha barriga)

Porém, aqui fico e despeço
já que é tudo o que eu posso
Enquanto o amor é nosso
e enquanto existe o verso.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

às vezes o coração que dorme levanta escala a garganta coas garra afiada e sai pela boca e eu não digo nada e me chamam de louca eu fico calada os calo na mão, a garganta inflamada, a má dicção, a fala embolada às vezes eu acho que fico engasgada com tanta emoção que encontro a troco de nada eu não sei se tô louca e se louca é ruim eu tô rouca de voz e tô fora de mim mas às vezes é certo sentir-se acuada que é tanto estilhaço que surge na estrada vou catando graveto com a mão e poeira com a sola do pé e um dia ainda dirão que o sujeito mais são é o louco que anda com fé

amor-te

eu passo o passado pra outra medida trancada num fardo de fera e ferida de fato, a vida é a morte esquecida o desejo de volta é o desejo de ida. meu passo é pesado na outra medida não grita nem cala apenas valida a parte da fala que foi corroída: te pertenço morta te pertenço viva. "A nossa  vida  é a mesma coisa que a  morte  -  n'outra medida ." - Cecília Meireles

desp(ed)ida

os estrondos estão prontos para estourar estalos tontos tanto que nos calamos em sussurros, respiros sorrisos, vícios pontilhismo impressionista que a gente precisa em metonímia acasos, pancadas, socos, chutes, um livro de poesia min(h)a - duas taças de argentino troglodita floral sou xiita de amor tal que tardo no retorno ao morno ninho ao murmurinho do meu endereço porque o fogo etílico da cafeína me ensinou - em sina a compensar com pesar uma ausência inata de flores no meu jardim de ímãs na minha geladeira